Ricardo Teodósio foi o vencedor numa prova muito competitiva e com grande afluência de público

A dupla Ricardo Teodósio /José Teixeira em Skoda Fabia R5 venceu o Rali de Mortágua, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, disputado nos passados dias 3 e 4 de Maio.

A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Centro, com o apoio do Município de Mortágua, foi uma das mais competitivas do Campeonato de Portugal de Ralis, com emoção e luta pela vitória até à última classificativa, vários pilotos a vencerem especiais de classificação e a passarem pela liderança da prova.  A incerteza sobre o vencedor manteve-se até ao final, tendo-se apenas decidido na última passagem. Primeiro foi Miguel Barbosa a comandar, depois Ricardo Teodósio, até uma forte aposta de José Pedro Fontes, que lhe deu o comando do rali até ao penúltimo troço da prova, onde uma saída de estrada na terceira passagem pela especial de Moitinhal ditou o abandono do Citroen C3 R5, entregando o triunfo a Ricardo Teodósio e José Teixeira em Skoda Fabia R5.

A vitória final acabou por sorrir a Ricardo Teodósio com alguma sorte, mas a verdade é que o piloto algarvio fez por merecer essa sorte e já tinha estado na liderança da prova.

 

No primeiro dia de prova, na sexta-feira, Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) dominou nas especiais de Águeda e Mortágua, enquanto nas especiais de sábado, Ricardo Teodósio, Miguel Barbosa, Pedro Meireles, José Pedro Fontes e Armindo Araújo, venceram classificativas. A super-especial nocturna, como habitualmente, foi disputada num circuito entre a EN234 e as rotundas de Vale de Remígio e de Vale de Açores, e contou com milhares de pessoas a assistir, naquela que terá sido uma das maiores enchentes de público nos últimos anos.

Esta classificativa é ”especial” a vários níveis, disputada em circuito, ambiente nocturno e perante alguns milhares de espectadores, um palco privilegiado que desafia os pilotos a mostrarem toda a sua condução e perícia, e com o público a aplaudir os que dão mais espectáculo. Este ano a especial foi designada de António Batista, numa homenagem ao antigo navegador, que faleceu este ano. O troféu aos vencedores da especial, do Campeonato de Portugal e do Campeonato Regional, foi entregue pela filha do homenageado, Marta Batista.

Nas contas finais da prova, Ricardo Teodósio obteve o triunfo, deixando Armindo Araújo em Hyundai i20 R5 na 2ª posição a 8,9 segundos e Miguel Barbosa em Skoda Fabia R5 no 3º lugar a 25,9 segundos. É de referir ainda o 4º lugar do geral obtido por Pedro Meireles, que ainda deu um ar da sua graça e das potencialidades do VW Polo ao vencer um troço quando a luta pelo primeiro lugar estava ao rubro.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim, o Presidente da Direcção do Clube Automóvel do Centro, Luís Santos, o Vereador Paulo Oliveira, entre outros, procederam à entrega dos troféus aos vencedores e participantes. Mais uma vez, o momento da chegada e da consagração no pódio, na Praça do Município, atraiu centenas de pessoas, que aproveitaram para tirar fotos com os pilotos, os quais mostraram-se sempre muito receptivos.

A vitória é sempre importante. Tivemos de gerir o último troço, não podíamos exagerar, furar, fomos com uma toada forte mas com muito cuidado para não deitar tudo a perder”, referiu Ricardo Teodósio.  O piloto lamentou o acidente de José Pedro Fontes, que foi obrigado a desistir quando estava na liderança do rali: “é pena ter desistido, mas infelizmente as coisas são assim, também já aconteceu a nós, estarmos à frente e termos de desistir por causa de uma avaria mecânica. A sorte e o azar fazem parte deste desporto”.

Armindo Araújo (actual campeão em título), apesar de não ter ganho o rali, considerou o segundo lugar um bom resultado. “Foi uma prova emocionante, havia quatro pilotos na luta pela vitória no rali. Nós mantivemos sempre um bom ritmo, até ao último quilómetro tentámos vencer, desta vez não sorriu a nós, mas também está bem entregue ao Ricardo Teodósio, a quem aproveito para dar os parabéns”. “Estamos a trabalhar para o nosso objectivo final que é sermos campeões, a concorrência é muito forte, mas estamos cá para lutar”, asseverou.

Nas duas rodas motrizes, Daniel Nunes/Rui Raimundo (Peugeot 208 R2 R2B) venceram com 1:48.40s de diferença para Gil Antunes/ Diogo Correia (Renault Clio R.S. R3T) e Filipe Nogueira/Paulo Silva (Peugeot 208 R2).

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, afirmou que assistiu-se a um grande rali. “Acho que não podíamos exigir um rali melhor, tivemos um rali muito competitivo, com incerteza quanto ao vencedor até mesmo ao fim, num dia radioso de sol, que proporcionou excelentes condições para pilotos e público”. Júlio Norte destacou a excelente organização do Clube Automóvel do Centro, que conseguiu montar uma prova bem estruturada, inovar, e compatibilizar o espectáculo com a máxima segurança. “Espero que no próximo ano estejamos aqui todos a festejar um Rali ainda melhor”.  

Foi um Rali cheio de emoção, com alternância sucessiva no comando, o que é sempre interessante para os pilotos”, referiu Luís Santos, presidente do Clube Automóvel do Centro. Este responsável destacou a “grande afluência de público”, e considerou uma “aposta ganha” a realização das duas classificativas com início comum, algo inédito, com os pilotos a passar no mesmo local seis vezes, permitindo que o público se mantivesse compacto, em “contacto permanente” com os concorrentes, e pudessem usufruir mais da prova. 

O Rali de Mortágua contou com 52 equipas inscritas, 23 das quais no Campeonato de Portugal de Ralis e 29 do Campeonato Centro de Ralis.

Dupla mortaguense em destaque no Campeonato Centro de Ralis

No Campeonato Centro de Ralis, a dupla  Fernando Teotónio/Luis Morgadinho foi a mais rápida com uma vantagem de 13,6 segundos sobre Fernando Peres/José Pedro Silva, numa vitória bastante discutida. O terceiro lugar do pódio foi para a dupla Armando Carvalho/Ana Santos, a 49,2 segundos do vencedor.

Mas a grande surpresa tem dois nomes: Leonardo Coelho e Filipe Gomes. Ao volante de um Subaru Impreza WRX STi, a dupla a acelerar em “casa”, que até começou a prova de forma pouco agressiva, dando a ideia de que asfalto não é um terreno de eleição – Águeda Street Stage Travocar e Super-Especial de Mortágua –, abordou os pisos de terra com outro atitude e, paulatinamente, foi conquistando lugares cimeiros na classificação.

A mudança de paradigma permitiu aos mortaguenses encerrar a prova do Clube Automóvel do Centro na quarta posição, a 2m14,5s do vencedor.

Neste campeonato regional é de referir ainda a participação de outra dupla mortaguense, Diogo Martins/Pedro Pereira, em CITROEN AX, que terminou a prova no 20º lugar da geral, conseguindo o mais importante, chegar ao fim.

 

4 Maio 2019